Alternative content

PUBLICAÇÕES
INFORMAÇÕES ÚTEIS
Vestigare...

O Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas assenta a sua concepção museológica na criação de um centro consagrado ao conhecimento no âmbito da Arqueologia, História Antiga, História da Arte, Antropologia Cultural e Filologia Clássica.

Assim sendo, assume-se como um pólo difusor – de que os percursos expositivos representam o mais imediato e público exemplo –, mas também e sobretudo como um fulcro de investigação e construção de Conhecimento.

Os circuitos expositivos que estruturam o próprio Museu constituem a face visível de um trabalho profundo, amplo e multidisciplinar desenvolvido a partir da própria Instituição, trabalho realizado considerando sempre o avanço e a actualização das Ciências Históricas e respectivas metodologias e parâmetros. A outra face, menos imediata para o público em geral, consiste na divulgação científica dos dados em congressos e encontros especializados nas temáticas da Arqueologia, Epigrafia, ou História Antiga, e em propiciar a sua publicação.

As vastas e notáveis colecções  em depósito no Museu, que se estendem desde a Pré-história até à ruralidade contemporânea – passando pelas épocas Romana, Tardo-Antiga, Islâmica e Medieval –, constituem um verdadeiro arquivo da história milenar da Região de Sintra, sem dúvida o mais representativo no seu género.

Mas a equipa do Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas não se encontra apenas vocacionada para a conservação, estudo e divulgação das valiosas colecções que se encontram já à sua guarda. Realiza ainda, de forma sistemática, intervenções em múltiplos sítios arqueológicos da Região de Sintra, configurando trabalhos de campo de diversa natureza que contemplam projectos continuados de investigação, recuperação e musealização de monumentos, além de prospecção e inventariação de novas jazidas arqueológicas, e acções de emergência.

Naturalmente, o Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, para além do continuado trabalho de investigação levado a cabo por alguns dos seus técnicos e por outros estudiosos, nacionais e estrangeiros, disponibiliza ainda os seus vastos e diversificados espólios para pesquisa e estudo no âmbito da realização de trabalhos académicos, nomeadamente de nível universitário, considerando os incontáveis temas de tese que pode proporcionar.

patrocinios.jpg, 15kB